terça-feira, 3 de novembro de 2015

Crise e Espiritualidade


Todos os grandes eventos que a humanidade passa, tem sua origem no plano Espiritual. Para os mais familiarizados com o Espiritismo, frequentando grupos de estudo, palestras e eventos, já deve ter ouvido a máxima de que "O mundo material é  uma cópia imperfeita do mundo espiritual".

É bem provável que quando você ouve essa afirmação, pensa apenas nas coisas legais e materiais, né? Por exemplo, se aqui tem internet 4G, como será no plano espiritual? Se aqui tem Smartphones poderosíssimos, como será do lado de lá? E os transportes, a organização urbana, etc... Sim, do lado de lá é tudo mais avançado, conforme os relatos dos Espíritos, inclusive fazer o bem é mais fácil!

Além das inteligências do Bem, existem também as inteligências devotadas ao mal (ainda que temporariamente). Os truques de maldade também existem do lado de lá e não devemos fechar os olhos para isso! Da mesma forma que nós combatemos o mal aqui, inclusive com armas, do lado de lá também se combate o mal, inclusive com armas!

Naturalmente, assim como existe uma organização para o Bem, que tem uma hierarquia, propósito, valores e uma missão muito clara de transformar os terráqueos em Homens de Bem, em contrapartida também existem aqueles que se organizam para o mal, cujas intenções exatamente opostas, querem fazer predominar as questões mais voltadas ao egoísmo e orgulho.

Quando nós pensamos na influência que os Espíritos exercem na nossa vida, é preciso entender que a influência se dá de acordo com o nosso estado vibracional, certo? Acho que já falei isso em outras oportunidades aqui no blog. Se estamos com pensamentos elevados, as nossas energias impedirão que as inteligências menos nobres se aproximem (pelo menos não tão fácil), o contrário é, facilitamos a aproximação destas inteligências quando os pensamentos estão em desarmonia com as Leis Divinas.

Colocando tudo no mesmo raciocínio, a organização do mal e as influências espirituais, é fácil entender que tais influências não existem só sobre o homem comum, mas sobre os dirigentes de uma nação, por exemplo. Quando os governantes e os homens que têm poder e influência sobre uma nação ou um grupo (religiosos, inclusive), estão com os pensamentos menos elevados, voltados para o interesse próprio, ao egoísmo, orgulho, naturalmente abrem-se as portas da influência negativa, dando uma grande facilidade para que as organizações trevosas tentem estabelecer os seus tentáculos para colocarem seus planos em ação, levando-nos a concluir que guerras, genocídios, pestes, crises econômicas, e políticas podem ter a influência das trevas.

O que precisamos entender é que apesar do mal, o Bem sempre triunfa e ele, além de estar em maior número, tem a força que mal nenhum pode combater. Porém, é parte do nosso processo evolutivo ter que passar por essas situações e nos colocarmos vigilantes, somos agentes do bem em serviço, com a missão de semearmos o bem, contribuir para que a psicosfera (ambiente psíquico-espiritual) possa ser cada vez mais purificada a fim de conseguirmos chegar onde precisamos chegar - no Bem Universal.

Preciso ser religioso para purificar o ambiente espiritual? NÃO!

Já é mais do que provado que atitudes mentais positivas são ferramentas poderosíssimas não só para o bem estar físico de quem as possui, mas contribui efetivamente para o ambiente.

Buscar um estado de felicidade constante, ter uma atitude caridosa, evitar divulgar notícias ruins, desligar os telejornais e parar de ler as notícias sensacionalistas de cunho capitalistas, são todas medidas que irão contribuir para que a psicosfera fique mais branda, mais limpa.

Se você conseguir, em vez de apenas evitar as coisas ruis, agir de maneira a semear a positividade, as boas ações, aí você será um agente do Bem - fazendo a diferença no mundo, de verdade.

Não é dentro dos templos e dos centros espíritas que iremos mudar o mundo. O soldado ele treina no quartel, mas é no campo de batalha que ele vence a guerra, colocando tudo o que aprendeu em prática!

Quais são os pensamentos que mais pairam na sua mente? Como você tem contribuído para tornar o mundo um lugar melhor?

Aprenda mais...