sábado, 14 de agosto de 2010

IBGE - Censo 2010 - Espíritas ou Kardecistas?

Rolou pela Internet (e fora dela) um burburinho sobre a questão do credo religioso que aparecerá nas pesquisas do CENSO 2010 realizadas pelo IBGE. Fala-se por aí que quem responder Espírita na pesquisa, não será enquadrado como Espírita, mas como Umbandista ou Candomblecista, apesar de o termo estar tomado errado, tanto pelos religiosos das correntes citadas, quanto pelo IBGE.

Fato é que o IBGE papou mosca na hora de definir a terminologia correta para identificar os que professam a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec. Penso até que foi mesmo proposital, porque muitas outras religiões, além de alguns exotéricos, autodenominam-se Espíritas sem de fato o serem, apenas acreditados que se pensam como nós acerca da reencarnação e da comunicação mediúnica, têm o direito de classificarem-se Espíritas, o que está errado.

Como o objetivo aqui não é ficar preso às terminologias, nem fazer juízo se devem ou não usar a terminologia, o ideal é que todos os Espiritistas saibam que na hora de responderem à pergunta sobre a sua religião, respondam Kardecista, embora este termo esteja genuinamente errado. A idéia não é assumirmos tal terminologia, mas apenas que contribuamos para a contagem correta a respeito dos Espíritas no Brasil.

É imprescindível afirmar que o termo Kardecista, embora equivocado, é amplamente utilizado pelo próprio Movimento Espírita. É imperioso instruir a todos os Espíritas que não leram a introdução de O Livro dos Espíritos, onde Kardec discorre sobre os neologismos introduzidos por ele, de forma a dar uma explicação bastante completa do que significa Espiritismo.

Eu já havia escrito sobre essa confusão de terminologia há algum tempo, e aos que querem entender o que são exatamente o termo Espiritismo e Kardecismo, recomendo a leitura do artigo Espiritismo, Kardecismo ou Espiritualismo?

Então, não esqueçam, embora esteja errado, respondam Kardecistas no CENSO do IBGE.

UPDATE:
Depois do comentário da nossa leitora Natasha, fui ao site da FEB e estava lá estampado um banner que nos orienta, com mais detalhes, sobre a forma de resposta que devemos utilizar no CENSO. Corroborando o que nossa colaboradora Natasha informou, o código 610 compreende uma série de terminologias, tais como: Espírita, Kardecista, Cardecista, Centro Espírita, Federação Espírita Brasileira, etc. Para mais informações, cliquem aqui.

Obrigado Natasha, pela informação!

Peace!

Leia mais