segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bezerra de Menezes - O Filme

Bem amigos, ontem (07/09) eu fui ver o filme Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito. É um filme predominantemente Espírita. Tenho, porém, duas considerações a fazer para os que ainda pretendem vê-lo, vão preparados e não se decepcionem com alguma coisa, como eu me decepcionei quando um colega disse que no filme não tinha fatos Espíritas! :-S

Considerando a produção do filme, não foi das melhores do cinema Brasileiro. Não sei se por conta da quantidade de atores “desconhecidos” que coadjuvaram com Carlos Vereza, mas a verdade é que o cinema Brasileiro já produz filmes com qualidades que batem de 10 no filme em questão. Tá bom, pra não falar que a produção tá muito ruim, ganha de uma produção amadora. :-)

A respeito da história que o filme pretende passar, acho que a vida de Adolfo Bezerra de Menezes poderia sim, ser muito mais explorada. Alguns fatos, como o de Bezerra ser colunista do jornal O Paiz, por exemplo, não foram deixados tão claros. Não falou da vida dele enquanto presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira).

O filme foi curto demais, no meu ponto de vista. Apesar do tempo, uma linda mensagem foi passada. A vida dele de abnegado médico e eminente Espírita servem de exemplo. O filme foi feliz em conseguir transmitir, através do papel de Carlos Vereza, alguns postulados Espíritas que muitos ainda desconhecem e, por ignorância, atacam o Espiritismo com um preconceito infundado.

Se eu pudesse dar uma nota entre 0 e 10, eu daria nota 6. Se eu recomendo? Sim. Recomendo, entretanto não esperem uma super-produção cinematográfica. O que salva o filme é a história de vida do nosso abnegado irmão e amigo Bezerra de Menezes.

Para ver o trailer, clique aqui.

Muita Paz!