quinta-feira, 20 de março de 2008

Conscientização e Meio Ambiente


Todos gostamos de ter a casa limpa né? Quando recebemos uma visita agradável, fazemos de tudo para que o nosso lar se torne o mais agradável, confortável e limpo possível.

Que tal começarmos a pensar assim com relação à Terra? Não que iremos receber visitas (internplanetárias?!), mas pelo fato de querermos um mundo melhor. Queremos mergulhar na praia sem medo de adquirir doenças, andar na mata e respirar o ar puro das nossas florestas, andar na cidade e ter menos poluição, menos sujeira nas ruas. Isso não parece uma idéia boa? Claro que sim!

Tudo isso pode começar por nós mesmos com simples mudanças de hábitos. Começemos por nós, pelo povão, quem realmente tem a força de mudar as coisas. Grandes organizações como o Greenpeace, WWF estão trabalhando em causas maiores, tais como o aquecimento global, utilização da energia eólica, desmatamento da amazônia, etc. Não que não possamos contribuir, claro que podemos, falarei desses assuntos em outros posts, mas vamos começar pelo mais fácil!

Tudo é muito fácil, muito simples. Se todos começarmos a divulgar esses hábitos para os amigos, filhos, parentes, colegas de trabalho, e eles, conseqüentemente divulgando para os seus, chegará um momento que todos irão fazer o básico. A cultura estará implantada. E já será o primeiro passo.

Não é demais lembrar que estamos ficando sem opções. Quanto mais rápido nós agirmos, melhor será. Se não defendermos a Terra, ela se defenderá.

Segue algumas dicas básicas de Reutilização e Reciclagem:
  • Seja solidário: doe roupas, sapatos e aparelhos que não usa mais. Eles podem ser úteis para outras pessoas.
  • Conserte os eletroeletrônicos sempre que possível para evitar comprar novos e gerar mais lixo.
  • Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil.
  • Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.
  • Guarde o lixo com você até encontrar um local adequado caso estiver na rua.
  • Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Separando o lixo, você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais.
  • Utilize talheres, copos e pratos de louça. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.
  • Tenha em casa uma pequena composteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas. Ela produz adubo natural para o seu jardim e de seus vizinhos.
Fonte: WWF


"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris."

(Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.)

Amigos, lembrem-se que essa não é a primeira vez que passamos pela Terra, e para muitos, não será a última. Faça um mundo melhor para você mesmo.