quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O Trabalho


É dito por aí que o trabalho enobrece o homem. Existem alguns outros poucos que dizem que o trabalho deve ser realizado somente para manter as necessidades básicas do homem para sobreviver. Tenho lá minhas dúvidas. Outros ainda dizem que o trabalho é um castigo. Definitivamente, discordo dessa afirmativa. Mas, o que é o trabalho na verdade?

Antes de tudo devemos definir: Afinal, o que é trabalho? Trabalho é toda a ocupação útil. Seja material ou espiritual. Vamos agora entrar em alguns aspectos relevantes.

O trabalho material que temos conceituado no nosso consciente, é extremamente necessário para a civilização. Na medida em que a civilização evolui, nossos prazeres e necessidades aumentam, gerando cada vez mais trabalho para as diferentes classes para satisfazermo-los. Este trabalho, também nos evolui o intelecto e a capacidade de relacionamento. A cada dia de trabalho aprendemos a, ou lidar melhor com as pessoas, ou executar uma nova tarefa ou até mesmo aperfeiçoar uma tarefa que já vínhamos executando há muito tempo. Muitos enxergam o trabalho somente como uma obrigação, às vezes um castigo. Olha, cá entre nós, se isso for um castigo, é bom pra xuxu! Porque eu aprendo coisas novas, evoluo a minha capacidade intelecto-cultural e ainda recebo por isso! Além de contribuir, embora de forma modesta, para o crescimento da humanidade e para o benefício do meu próximo!

Além do trabalho remunerado, existe aquele que executamos muitas vezes sem o conceito de trabalho definido. O fato de, por exemplo, cuidar do filho do vizinho enquanto ele vai ao mercado fazer compras, já é uma forma de trabalho. Quando criamos uma casinha na árvore para os nossos filhos brincarem, também é trabalho. Quando colhemos frutos do pé de uma árvore, é trabalho. Na natureza, todos os animais trabalham. Todos aprendem em cada caçada, em cada subida de pé de árvore. Ninguém na natureza se alimenta se não trabalhar. Evoluímos em cada aspecto de trabalho citado até agora, consegue enxergar isso?

Agora, gostaria de falar de um trabalho especial. O trabalho espiritual. Aquele trabalho que fazemos para contribuição direta da elevação do nosso espírito. Existem os trabalhos realizados puramente no plano espiritual, seja através dos sonhos ou de desdobramento mediúnico consciente. Quando estamos trabalhando no plano espiritual, diretamente estamos contribuindo para a evolução espiritual de nós mesmos ou de outros. No plano espiritual, segundo nos é dito pelas entidades mais evoluídas que se comprazem de comunicarem-se conosco, o trabalho é exatamente igual o que temos aqui. Cada um com suas ocupações, com suas funções e com as suas ferramentas. Os amigos mais elevados que nós, que nos seguem todo o tempo, ditos anjos guardiões ou espíritos protetores, são trabalhadores incansáveis, por exemplo. Existem sim, trabalhos que talvez não tenhamos condições de entender, contudo, não deixa de ser considerado trabalho.

Existe também aquele trabalho que se dá em sintonia entre o plano material e o espiritual através dos médiuns. Pessoas com "organismos mais sensíveis" são intermediários do plano espiritual. Esse trabalho é puramente de servidão. Servir para ambos os lados. Talvez, para o homem espiritualizado, seja o mais satisfatório trabalho que exista. Podem-se desta forma de trabalho dar mensagens para pessoas que necessitam de algum alerta e/ou instrução, consolar famílias ou até mesmo instruir multidões, como foi feito com alguns médiuns de renome, como por exemplo Chico Xavier, Camile Flamarion, etc.

Digerimos algumas, das várias formas de trabalho que existem. Focamos em uma visão materialista e espiritualista, para não deixar ninguém de fora. Em ambos os casos, quando temos uma perspectiva futurística, enxergamos o quão útil é o nosso trabalho. Sabendo disso, podemos dizer com conhecimento de causa: O trabalho enobrece o homem.

Abraços Fraternos!